Início > BLOG > REVELADO: Os 3 Principais motivos que impendem as empresas de venderem pela internet

REVELADO: Os 3 Principais motivos que impendem as empresas de venderem pela internet

Todos os dias recebemos dezenas de ofertas prometendo um “milagre de vendas” com a implementação ou contratação de um método mágico e infalível.

A verdade é que muitos desses anúncios nos deixam com medo de sermos enganados e nos fazem achar que o marketing digital é um passe de mágica. E não, não é um passe mágica.

O que ninguém fala é que para ter bons resultados é necessário uma pesquisa e um planejamento muito bem elaborado.

E depois de ouvir dezenas de ofertas, ler vários artigos, assistir vários vídeos no Youtube e até mesmo comprar um treinamento, você percebe que só tem duas opções:

Opção número 1: Resolve fazer sozinho e colocar em prática tudo aprendeu, utilizando seu negócio como cobaia;

Opção número 2: Contrata uma empresa especializada.

Até aí tudo bem…

Mas em ambas as opções o tempo passa e você não vê nenhum resultado. Isso é familiar?

Esse conteúdo vai te ajudar nos dois casos, se você está implementando as estratégias digitais sozinho, você saberá identificar as falhas das suas estratégias digitais, e se você terceiriza esse serviço você saberá onde a empresa contratada está falhando e poderá pedir melhorias na prestação do serviço.

Então continue lendo → Revelado: Os 3 principais motivos que impedem as empresas de venderem pela internet

Os 3 Principais motivos que impedem as empresas de venderem pela internet

Tráfego

Tráfego é a sua audiência, a quantidade de visitantes que seu site possui, a quantidade de pessoas que veem seus conteúdos nas mídias sociais, a quantidade de pessoas que veem sua oferta.

Existem dois tipos de tráfego: o trafego orgânico e o tráfego pago. O orgânico vem de natural, é a quantidade de pessoas que veem sua comunicação naturalmente, por exemplo, quando você publica algo nas suas mídias sociais podemos considerar como audiência a quantidade de impressões que sua publicação teve, ou seja, a quantidade de pessoas que viram.

Outro exemplo de tráfego orgânico é quanto uma pessoa pesquisa por um produto no Google e encontra seu site, se o resultado vem naturalmente sem pagar para o Google podemos chamar de trafego orgânico.

Trafego pago, é quanto você paga para que sua comunicação seja mostrada para mais pessoas, os canais mais utilizados são o Facebook Ads e o Google Adwords.

Facebook Ads: é o sistema de mídia paga do Facebook. Os seus anúncios possuem uma grande variedade de formatos para a campanha, não se limitando apenas aos textos. Além disso é possível segmentar o perfil do público que deseja alcançar.

Google Adwords: é o principal serviço de publicidade da Google. O serviço usa o sistema de publicidade por Custo por Clique (CPC) e Custo por Mil Impressões (CPM) que consiste em anúncios em forma de links encontrados, principalmente, nos mecanismos de pesquisa relacionados às palavras-chave que o internauta está pesquisando. Sendo um modo de adquirir publicidade altamente segmentada independentemente de qual seja o orçamento do anunciante. Os anúncios do AdWords são exibidos juntamente com os resultados de pesquisa no Google, assim como em sites de pesquisa e de conteúdo, chamado de rede de Display, da crescente rede de anúncios do Google.

O que acontece quando o problema é tráfego? Você prepara a oferta, prepara o conteúdo, publica porém, ninguém ver. Para resolver isso você precisa investir mais em comunicação. Experimente impulsionar (Facebook Ads) o conteúdo, não precisa investir muito, comece fazendo pequenos testes com R$ 5,00 e com base nos resultados aumente o orçamento.

Se o problema está no seu site recomendo que faça um trabalho de SEO, se o seu negócio é local faça um trabalho de SEO local. Como saber se o problema está no site? Basicamente é, se você não consegue encontrar seu site no Google ele tem um problema.

Você pode resolver de duas formas: comprando palavras-chave no Google Adwords ou com SEO.

Precisa de ajuda para implementar? Clique aqui.

SEO: é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca gerando conversões, sejam elas, um lead, uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta e outros.

Quer ajuda para fazer seu site aparecer no Google? Clique aqui.

Conversão

Se você já investe em tráfego, mas suas vendas ainda estão baixas, seu problema pode ser a taxa de conversão. Em uma matemática simples a conversão é a quantidade de pessoas que compraram de você dividida pelo tráfego (vendas/tráfego).

Porque sua conversão está baixa? Geralmente existem 3 fatores que contribuem para uma baixa taxa de conversão.

Produto bom, público certo, porém oferta ruim

Sabe aquele produto ou serviço que é excelente, mas não vende, pois é. O problema é a oferta. A venda é um processo emocional.

O grande erro da maioria das pessoas é tentar vendar os atributos físicos dos produtos, falando apenas da descrição e especificações técnicas.

Você precisa mexer com o emocional dos clientes. Recomendo que você utilize as ferramentas Semrush e Keywords.Tools para descobrir o que seu público realmente está pesquisando, a pesquisa reflete os desejos do público.

Outra dica é ler os comentários nos conteúdos dos concorrentes, geralmente eles dão muitos insights sobre seu público.

O importante é descobrir os desejos latentes do seu público.

Produto bom, oferta excelente e público errado

É um problema relativamente simples de resolver. Você está tentando se comunicar com o consumidor do produto e o correto seria se comunicar com o tomador de decisão.

Se você tem uma escola de inglês e seu público alvo são jovens do ensino médio, para quem deve ser a sua comunicação? Quem irá pagar pelo curso? Com certeza são os pais, e existe uma grande possibilidade de ser a mãe, pois as mulheres geralmente são as decisórias.

Então, a sua missão é mostrar para as mães que a sua escola é a melhor escola para o filho dela.

Oferta excelente, público certo, mas o produto é ruim

Quando falamos que o produto é ruim não quer dizer que é realmente ruim, quer dizer que a promessa foi maior do que a entrega, você prometeu muito, porém entregou pouco.

O ruim aqui é o sentimento negativo gerado no cliente, ele se sente enganado e frustrado. E você já sabe que um cliente insatisfeito é um grande problema.

Tome muito cuidado ao fazer uma oferta, sempre prometa menos e entregue muito mais numa escala seria 5/10, você promete cinco e entrega dez.

  

Competência Operacional

Esse é um problema muito comum e está relacionado ao trabalho operacional. Uma campanha no Facebook mal executada, um conteúdo mal escrito, um script de e-mail mal elaborado, os leads não são trabalhados de forma correta e acabam esfriando, todos esses são problemas operacionais.

Para resolver problemas desse tipo você precisa analisar todas as métricas para identificar onde estão as rupturas no seu processo de venda e assim otimizar sua estratégia.

Agora você já sabe quais são os principais problemas que impedem as empresas de vender através da internet e como resolvê-los.

Este é exatamente o método que utilizamos com os nossos melhores clientes, personalizando algumas etapas de acordo com o nicho de mercado.

E você tem a oportunidade de contar com nossa parceria para implementar e monitorar todos os passos do método.

Se você quer contar com a Caso Marketing Digital para eliminar todos esses problemas que impedem sua empresa de vender, clique aqui e agende uma reunião com um especialista.

Ao clicar no link acima, você será redirecionado para o formulário de agendamento. Só faça sua aplicação se você realmente estiver comprometido com o avanço do seu negócio na internet.

Então é isso, clique no link acima e nos vemos do outro lado.

Abraços!

Conteúdos recentes

Conteúdos Relacionados

como-escolher-uma-agencia-de-trafego

O Guia definitivo para escolher a agência de tráfego pago certa para o sucesso de seu negócio

gestor-de-trafego

Gestor de Tráfego: O que é e como ele pode impulsionar o seu negócio

DESCUBRA: Por que seu site pode estar dando prejuízo e como faze-lo dar lucro

como vender na internet

Por que sua empresa não consegue vender na internet?

marketing digital para iniciantes

Marketing Digital para Iniciantes: 4 passos básicos

Como-criar-uma-estrategia-para-vender-todos-os-dias.jpg

Como criar uma estratégia para vender todos os dias