Início > BLOG > Marketing Digital para Iniciantes: 4 passos básicos

Marketing Digital para Iniciantes: 4 passos básicos

marketing digital para iniciantes

Se você é iniciante em marketing digital e quer aprender como aplica-lo de forma simples na sua empresa, ao final deste artigo você estará apto a dar os primeiros passos rumo ao sucesso do seu negócio no marketing digital.

De cada dez empresas, seis fecham antes de completar 5 anos aponta IBGE. Uma dificuldade frequente para muitas empresas é a falta de métodos para obtenção de clientes. Na verdade, 47% das empresas B2B do Brasil não possuem estratégias digitais claras e 14,9% desconhece totalmente os passos para sua implementação efetiva (INTELLIGENZIA,2017).

Por esse motivo muitas empresas têm dificuldade em sobreviver no mercado, dependendo muitas vezes de indicação.

Se a receita da sua empresa tem diminuído nos últimos meses, você vê um fluxo reduzido de clientes na sua loja, ou poucos clientes te ligam para solicitar um orçamento. CUIDADO! Você está correndo um serio risco.

Esse problema tem afetado muitas empresas, porém na contramão de tudo isso existem muitos negócios estão expandindo pelo simples fato de conhecerem e aplicarem as estratégias de marketing digital.

Algumas empresas saem do zero a sete dígitos de faturamento em 24 horas apenas com estratégias digitais, é o caso da Formula de Lançamento do Érico Rocha. Quer saber o que essas empresas estão fazendo? Veja agora 4 passos para iniciar no marketing digital.

Passo nº 1: Conheça seu público

Nas nossas consultorias esta é uma das primeiras perguntas que fazemos aos nossos clientes. E depois de muito pensar as pessoas sempre respondem a mesma coisa. Agora pergunto a você. Você conhece seu publico alvo? 90% das pessoas quando escutam essa pergunta respondem algo como: “- Todo mundo”, ou “- Todos que gostam do meu produto”. Você está entre essas pessoas? Infelizmente esse desconhecimento é a causa do fechamento de muitas empresas. Mas calma vou te dar algumas dicas simples para resolver esse problema.

Olhe para o seu negócio

Analise a localização do seu empreendimento o preço do seu produto ou serviço. Por exemplo, você tem um restaurante em um bairro comercial. Consegue identificar quem são seus possíveis clientes? A faixa etária? A classe social? Vamos analisar.

Se é um bairro comercial existem muitas empresas nas proximidades, então é provável que os funcionários dessas empresas passem a frequentar seu restaurante. Os preços dos seus pratos são acessíveis para todos ou são mais caros? O preço do teu produto vai influenciar diretamente a decisão de compra, com o preço podemos definir quem frequenta seu estabelecimento, podendo ser os executivos das empresas ou funcionários de menor nível hierárquico. Conseguiu compreender? Faça a mesma análise com seu negócio.

Para alguns ramos de atividades não é necessário ser muito especifico nessa analise, mas quanto mais informações você tiver mais eficiente será sua estratégia de vendas.

“Não saia atirando para todos os lados, atirando com foco a probabilidade de acertar aumenta consideravelmente. Evite confundir suas preferências pessoais com as preferências dos seus clientes.”

Seguem algumas perguntas que podem te ajudar:

Idade?

Sexo?

Onde moram?

Qual a renda?

Tem filhos?

Quais os medos?

Vamos em frente…

Passo nº 2: Descubra qual problema seu produto irá resolver

Agora você vai identificar quais as dores do seu público. Na maioria das vezes a verdadeira necessidade das pessoas está implícita. Vou exemplificar para ficar mais fácil. Voltando ao exemplo do restaurante, as pessoas não querem apenas matar a fome, elas querem relaxar enquanto almoçam, querem conversar com os colegas de trabalho e recarregar as energias para mais algumas horas de trabalho.

Então analise seu negócio e veja qual problema seu produto resolve. Quais as necessidades dos clientes? O que eles perdem se não adquirirem seu produto ou serviço? Se você achar mais fácil faça um formulário com as algumas dessas perguntas e as apresente aos seus clientes ou até mesmo através de uma conversa, além de fazer com seus clientes se sintam importantes você terá muitas informações. Iremos precisar dessas informações para os próximos passos.

Passo nº 3: Crie uma presença online

Sua empresa é encontrada na internet? Se seu cliente te procurar na internet ele te encontra? Ele consegue entrar em contato com você? Se digitarmos seu nome agora no Google você é encontrado? Se sua resposta é negativa para todas as perguntas você não tem presença online. O cenário ideal para todas as empresas que querem começar a vender pela internet é: ter um site, estar presente nas redes sociais e possuir uma lista de e-mails.

Quero ser encontrado no Google? Clique aqui e entre em contato conosco.

No entanto recomendo que inicie pelas redes sociais, crie uma Fanpage (FACEBOOK). Por que? Além do Facebook ter uma maior audiência, ele se adapta melhor a todos os tipos de conteúdo, os usuários do Instagram não veem com bons olhos textos com mais de três linhas. Porém se você prefere trabalhar apenas com fotos e vídeos curtos o Instagram é uma boa opção.

ATENÇÃO! Você pode estar se perguntando porque eu falei Fanpage e não falei em perfil no Facebook. Vamos lá. Você precisa separar o seu negócio da sua vida pessoal, a menos que você consiga a proeza de publicar apenas assuntos relacionados ao seu negócio não recomendo usar seu perfil para tratar de negócios.

Passo nº 4: Produza conteúdo

Enfim chegamos ao ponto mais importante da sua estratégia de vendas online. Tudo que você aprendeu vai ser aplicado agora na produção de conteúdo. Lembra do passo 1 e 2? Falamos sobre público e sobre necessidades, agora você irá utilizar as informações que obteve. Você pode produzir artigos, vídeos, e-books, palestras, gráficos e outros.

Separei algumas dicas para você, veja:

DICA 1 : Se você não sabe por onde começar comece compartilhando e comentando noticias, fotos e todo tipo de conteúdo que envolve seu negócio. Dessa forma você irá mostrar que entende daquele determinado tema e começarão a associar aquele assunto à sua marca. Para você que é profissional liberal fica mais fácil, fale algumas dicas sobre sua área, por exemplo: um consultor financeiro pode dar dicas de como poupar dinheiro ou como equilibrar o orçamento. No primeiro momento não tente vender, apenas deixar seu consumidor bem informado.

DICA 2 : Publique fotos e vídeos do seu produto, publique fotos e vídeos da execução do seu serviço, fale das especificações.

LEMBRANDO: As mídias sociais são apenas algumas das ferramentas, existe uma imensidão de possibilidades para você e para seu negócio.

Agora coloque em prática….

Agora você conhece os 4 passos básicos para a implementação do marketing digital no seu negócio, seguindo esse passo a passo você estará muito à frente de seus concorrentes.

Este é exatamente o método que utilizamos com os nossos melhores clientes, personalizando algumas etapas de acordo com o nicho de mercado.

E você tem a oportunidade de contar com nossa parceria para implementar e monitorar todos os passos do método.

Se você quer contar com a Caso Marketing Digital para aumentar a sua carteira de clientes através de estratégias de marketing digital, clique aqui e agende uma reunião com um especialista.

Ao clicar no link acima, você será redirecionado para o formulário de agendamento. Só faça sua aplicação se você realmente estiver comprometido com o avanço do seu negócio na internet.

Então é isso, clique no link acima e nos vemos do outro lado.

Abraços!

Conteúdos recentes

Conteúdos Relacionados

gestor-de-trafego

Gestor de Tráfego: O que é e como ele pode impulsionar o seu negócio

o que é marketing digital

Entendendo o Marketing Digital de uma vez por todas

REVELADO: Os 3 Principais motivos que impendem as empresas de venderem pela internet

como-escolher-uma-agencia-de-trafego

O Guia definitivo para escolher a agência de tráfego pago certa para o sucesso de seu negócio

Como-criar-uma-estrategia-para-vender-todos-os-dias.jpg

Como criar uma estratégia para vender todos os dias

como vender na internet

Por que sua empresa não consegue vender na internet?