Início > BLOG > Entendendo o Marketing Digital de uma vez por todas

Entendendo o Marketing Digital de uma vez por todas

o que é marketing digital

Já não é uma novidade afirmar que estamos vivendo os dias de uma economia digital. E que é indispensável para as empresas a criação de estratégias digitais. No entanto, mesmo vivendo em uma economia digital ainda existem muitas dúvidas com relação ao marketing digital: Para que serve? Como utiliza-lo?

Pensado nisso resolvemos criar esse conteúdo para que você entenda de uma vez por todas o marketing digital. Vamos em frente!


Entendendo o marketing

O que mais contribui para a falta de compreensão acerca da dinâmica do marketing digital é uma visão equivocada do marketing.  Então para entender a definição de marketing digital nós precisamos entender a definição de marketing ou marketing tradicional, como alguns autores gostam de chamar.

A grande pergunta é: Você sabe o que é marketing? Muitas e muitas vezes, o marketing é definido apenas como vendas, publicidade e propaganda.

Muito mais além disso o marketing é um processo gerencial, ou seja, da alta cúpula da empresa. Ele está presente desde a criação do produto até o pós-venda.

“Podemos definir o marketing em três processos básicos: gerar valor para os clientes, construir bons relacionamentos com os clientes e capturar valor de volta.”

“Marketing é a troca de valor entre indivíduo e organização – o indivíduo busca suprir suas necessidades e a organização, por sua vez, busca retorno financeiro.”

Baseado nesse conceito sua empresa/marca precisa gerar valor para os consumidores através do que ela oferece ao mercado, construir relacionamentos duradouros com os clientes e capturar valor de volta, ou seja, vender, ter retorno financeiro.

Entendendo o marketing digital

Agora que você já sabe o que é marketing, vamos entender o que é marketing digital. De forma bem simples, o marketing digital utiliza o mesmo conceito do marketing com uma adaptação para a internet, a web.

As marcas precisam gerar valor, construir relacionamentos e capturar valor de volta através da internet. É impossível serem aplicadas estratégias de marketing digital sem um conhecimento prévio do marketing.

Existe um grande equívoco cometido pelas pessoas que prejudica, e muito, a utilização de estratégias digitais. As pessoas acreditam que o marketing digital é apenas o Facebook e o Instagram, as mídias sociais de uma forma geral, que gostamos de chamar de visão operacional do marketing digital, por ser associado apenas a trabalhos manuais. Qual o problema nisso?

Se as pessoas acreditam que o marketing digital são apenas as mídias sociais, logo elas investem muito em produção de conteúdo para as mídias sociais.

O problema dessa produção de conteúdo é a falta de relevância que ele tem para o público. O que as pessoas fazem nas mídias sociais? Se relacionam com as outras.

Então se a empresa está presente nas mídias sociais e produz conteúdo ela está tentando construir relacionamento com as pessoas, porém se o conteúdo não gera valor para quem os vê, não existe venda e se não existe venda existe prejuízo, pois a empresa está investindo em algo que não traz retorno.

É necessário gerar valor para o mercado, e esse valor é gerado através do conteúdo relevante que explique para o público o problema existente e como resolve-lo. A percepção de valor dos consumidores está ligada diretamente ao conteúdo, quanto mais conhecimento o mercado tiver sobre o que você oferece mais ele será valorizado.

Você compraria algo que nem sabe para que serve?

“Não adianta tentar vender algo para alguém que nem sabe que tem um problema. Não adianta tentar vender algo para alguém que nem sabe que o seu produto/serviço pode resolver um problema dela.”

É necessário trazer o problema para o nível da consciência e essa consciência e gerada através do conteúdo, somente assim os consumidores irão percebem valor naquilo que você oferece.

Quantas pessoas se perguntam: Nossa, meu produto é excelente mas porque as pessoas não compram? A qualidade de um produto não garante o sucesso de vendas, na verdade qualidade é apenas um pré-requisito para entrar no mercado.

Isso acontece muito porque os clientes não perceberam ainda os benéficos, ou seja, o valor do produto, e volto a afirmar o conteúdo é extremamente importante nas estratégias digitais.

Agora você pode estar se perguntando: A criação de valor e construção de relacionamento é o suficiente para ter um sucesso de vendas?

Com certeza suas vendas irão aumentar e muito. Porém ainda é possível alavancar muito mais as vendas através de campanhas de venda. As grandes empresas fazem campanhas todos os meses e melhor fazem um planejamento anual de quantas campanhas serão feitas no período. Por que as pequenas e médias empresas não fazem isso?  Boa pergunta!

Na verdade, para que possa você ver um aumentar exponencial nas suas vendas é necessário a criação de uma campanha de venda capaz de fazer vendas diariamente trazendo assim um escalabilidade para seu negócio.

Mas como funciona uma campanha de vendas online? Em uma campanha de vendas online os três processos que definem o marketing trabalham de forma integrada. É utilizado o que nós chamamos de funil de vendas.

“O funil de venda é a jornada que o consumidor percorre do momento que conhece o produto/serviço até a fase de compra. Onde a percepção de valor dos clientes aumenta à medida que eles avançam para a próxima etapa do funil de vendas.”

Com a produção constante de conteúdo a percepção de valor dos consumidores sobre seu produto/serviço estará em alta, muitos já farão a compra nessa etapa. Porém para potencializar após um conteúdo é feita uma oferta para potencializar a taxa de conversão (pessoas que compraram).

Na oferta você deve fazer sua apresentação de vendas sempre destacando os benefícios do seu produto/serviço, o problema que será resolvido e a solução que será seu produto/serviços.

O Comportamento do usuário e a Presença Online

Ao analisar quais os sites mais visitados no Brasil e ao compara-los aos sites mais acessados no mundo, que pode ser visto na ferramenta Alexa, percebemos que existe um comportamento comum entre os usuários da web.

Esses comportamentos são:

  1. Fazem pesquisas, que são feitas através dos mecanismos de busca, Google, Yahoo, Bing e outros;
  2. Acessam as mídias sociais, Facebook, Instagram e outros;
  3. Consomem conteúdo, procuram por informações, como Globo, Yahoo, Uol, Wikipedia;
  4. Acessam seus e-mails, são domínios de e-mail o site Uol, Yahoo, Live.

Então, observamos que o comportamento do usuário se baseia em fazer pesquisas, acessar as mídias sociais, consumir conteúdo e acessar os e-mails, logo para estabelecer um relacionamento com os clientes, as empresas precisam estar presentes no dia a dia deles, que é chamada de presença online.

Baseado no comportamento do consumidor, algumas ferramentas foram criadas para aprimorar a presença online das empresas, são elas:

SEO (Search Engine Optimization) – voltado para o comportamento de busca dos consumidores, os sites mais otimizados tem maior pontuação diante dos motores de busca (Google) e ficam nas primeiras posições nas pesquisas e tem maior chance de serem acessados;

Mídias sociais – as empresas podem criar perfil profissionais tanto no Facebook como no Instagram e, assim, gerar tráfego para seu e-commerce e blog, além de disponibilizar várias ferramentas gerenciais que definem o perfil do público e otimizam as campanhas de marketing;

Produção de conteúdo, que pode ser em vídeo, artigo, foto, gráfico e outros;

E-mail marketing, geralmente é associado a um imã digital e a uma página de captura. O imã digital serve como uma isca para capturar o contado de possíveis clientes, podendo ser um e-book, uma planilha ou um arquivo em PDF, essa isca deve resolver um determinado problema do cliente em potencial. Ao tentar baixar o imã o cliente e direcionado a uma página de captura, que nada mais é do que um formulário digital onde o clique deixa seu nome e o e-mail para que o arquivo seja enviado.

Concluindo…

Agora você conhece a dinâmica do marketing digital, como utilizá-lo para aumenta a percepção de valor dos clientes e aumentar as vendas da sua empresa. Você está à frente de muitos de seus concorrentes.

Agora o próximo passo é adaptar o que você aprendeu para o seu negócio e implementar, e assim gerar muito resultados para sua empresa.

Este é exatamente o método que utilizamos com os nossos clientes, personalizando algumas etapas de acordo com o nicho de mercado.

E você tem a oportunidade de contar com nossa parceria para implementar e monitorar todos os passos do método.

Se você quer contar com a Caso Marketing Digital para aumentar a sua carteira de clientes através de estratégias de marketing digital, clique aqui e agende uma reunião com um especialista.

Ao clicar no link acima, você será redirecionado para o formulário de agendamento. Só faça sua aplicação se você realmente estiver comprometido com o avanço do seu negócio na internet.

Então é isso, clique no link acima e nos vemos do outro lado.

Abraços!

Conteúdos recentes

Conteúdos Relacionados

como-escolher-uma-agencia-de-trafego

O Guia definitivo para escolher a agência de tráfego pago certa para o sucesso de seu negócio

REVELADO: Os 3 Principais motivos que impendem as empresas de venderem pela internet

DESCUBRA: Por que seu site pode estar dando prejuízo e como faze-lo dar lucro

marketing digital para iniciantes

Marketing Digital para Iniciantes: 4 passos básicos

gestor-de-trafego

Gestor de Tráfego: O que é e como ele pode impulsionar o seu negócio

como vender na internet

Por que sua empresa não consegue vender na internet?